planejamento e pós-venda
A importância do planejamento e pós-venda em datas comemorativas

As datas comemorativas são muito esperadas por lojistas. Isso porque as compras sazonais movimentam bilhões de reais. Somente no primeiro trimestre deste ano, o e-commerce faturou R$ 35,2 bilhões, superando em 57% as vendas no mesmo período de 2020. A movimentação financeira nesses eventos especiais mostram a importância de as empresas terem um planejamento e um pós-venda preparados para datas comemorativas.

Sabe-se que não é só de vendas e faturamento que os negócios sobrevivem. É preciso muito planejamento para obter sucesso nesses períodos.

E assim como o Dias das Mães, Dia dos Namorados no início e meio do ano, os lojistas ainda podem aproveitar datas como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, a esperada Black Friday e o tão desejado Natal!

Contudo, com o crescimento das vendas nesses períodos, exige-se também o aumento da organização, assim como do estoque e de colaboradores.

Afinal, as datas comemorativas não são apenas uma oportunidade para aumentar o faturamento, mas também são a chance de fidelizar o cliente.

Planejamento e conquista

Empresas que conseguem causar uma boa experiência de compra aos clientes elevam as chances de que esse consumidor retorne. E especialmente em datas comemorativas, a expectativa do cliente quanto à entrega se torna ainda maior.

Com lojas virtuais efetuando a cada dia as entregas em menos tempo, mais os consumidores estão se acostumando a realizarem suas compras em cima da hora, ou melhor, próximo da data comemorativa.

De acordo com o relatório da All iN e Social Miner sobre o Dia das Mães de 2021, o pico de visitas nas lojas online foi no dia 6 de maio, ou seja, apenas três dias antes da data comemorativa.

Somando esse novo hábito ao aumento de pedidos e envios nas datas especiais, a possibilidade do produto não chegar dentro do prazo é enorme!

E nenhum lojista quer o fim de um namoro por falta de presente ou uma criança sem brinquedo porque o pai fez a compra com pouca antecedência, não é mesmo?

Parceria com empresas especializadas

É por isso que empresas de logística podem fazer toda a diferença na conquista do cliente.

Uma gestão inteligente de envios pode agilizar as entregas e até reduzir o volume de reclamações por atrasos.

O sistema ship from store, por exemplo, pode diminuir o prazo do envio em até três vezes em comparação com entregas comuns. Isso porque a retirada da mercadoria é feita da loja mais próxima ao cliente.

Outro diferencial que empresas de gestão logística oferecem é o tracking. Com ele, o cliente consegue rastrear em tempo real o seu pedido. Assim, caso verifique que a compra não chegará até a data comemorativa, poderá optar por uma alternativa para não deixar a namorada ou criança nenhuma sem presente.

Além disso, a estratégia ship from store também pode gerar uma economia de até 50% no valor do frete. Desta forma, assim como a rapidez, a redução pode ser outro chamariz para conquistar o consumidor.

Planejamento e pós-venda

O planejamento e pós-venda em datas comemorativas são igualmente importantes. A razão disso é que mesmo depois de efetuada a venda, o contato com o cliente ainda não acabou.

Não basta se organizar para ter a quantidade adequada de produtos no estoque, ter um site responsivo, atender rapidamente o cliente na hora de dúvidas com as compras.

A etapa do pós-venda também exige muita atenção e ela pode ser a etapa que decidirá se a empresa conquistou ou não o consumidor.

O pós-venda

O momento do pós-venda é essencial para a experiência de compra e, se feito de maneira apropriada, pode ajudar a fidelizar o cliente.

É justamente nesta hora que a credibilidade do seu negócio vai à prova. Pois nesta fase o cliente saberá se pode ou não contar com a sua loja em uma data especial.

E acredite, as trocas e devoluções de mercadorias não precisam ser mais uma dor do varejo online. Esse tipo de pedido do cliente pode se tornar uma vantagem competitiva.

Os e-commerce que fazem parceria com empresas de logística reversa inteligente, além de obterem redução nos custos, também podem oferecer aos clientes trocas e devoluções mais eficientes. Ou seja, operações com mais praticidade, rapidez e menor custo.

A opção de troca inteligente, assim como a coleta gratuita diária são serviços disponíveis por empresas especializadas em gestão logística.

Essa comodidade na rotina do lojista está se tornando uma essencialidade para negócios que desejam estar à frente dos concorrentes.

Portanto, se deseja aproveitar o calendário de datas comemorativas no e-commerce, faça o planejamento e o pós-venda adequado de datas comemorativas a fim de fidelizar os clientes.

Para conseguir melhores resultados, conte com a parceria da OmniEnvios. Somos uma empresa especializada em gestão e logística inteligente.

Desenvolvemos uma solução inovadora para desonerar os custos de frete e aproximar nosso cliente do consumidor final.

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