Marketplace segmentado como uma alternativa para seu e-commerce

Não há como negar que um dos efeitos da pandemia no mercado foi a consolidação do e-commerce e o rompimento de paradigmas estabelecidos até então. Com isso, o número de marketplaces também teve crescimento exponencial durante o período. Uma nova tendência é o marketplace segmentado.

Mas calma, antes de falar da novidade, mas relembrar do que se trata o marketplace. Eles são caracterizados como espaços para vendas. Atualmente, o termo tem sido mais utilizado para designar espaços de comercialização na internet que contam com:

  • Estrutura para apresentação de produtos;
  • Maior abrangência e alcance de pessoas;
  • Transação de pagamento de maneira fácil e ágil.

Vale destacar que eles possuem caráter colaborativo, já que várias empresas, de diversos tipos e setores, se unem como um grande conglomerado com o mesmo fim.

Novidade do marketplace segmentado

Essa nova tendência que vem ganhando força também pode ser chamado de marketing de nicho. Esse formato adota a estratégia de trabalhar com produtos de um mesmo universo, sendo exclusivos para determinado segmento.

O marketplace segmentado chama a atenção por estar focado em grupos específicos. Por isso, com público qualificado, há mais chances do cliente já ter certeza do que quer. O que pode ser um diferencial para a conversão de vendas.

Por isso, pode ser encarado como mais vantajoso do que um marketplace tradicional, já que a probabilidade de vender seria maior. Entretanto, não é necessário escolher entre um tipo específico de canal.

Você pode estar presente em diferentes marketplaces, agregando possibilidades de comunicação com seu cliente.

Vantagem para os dois lados

Olhando pela perspectiva do consumidor, um marketplace segmentado promove facilidade para adquirir aquilo que ele está procurando, seja produto ou serviço.

Isso porque é muito mais prático encontrar opções específicas em determinado site. Melhor do que ficar utilizando vários filtros e fazendo longas buscas em um espaço com uma variedade tão grande que apresenta resultados alheios à busca.

para o empreendedor, os benefícios de estar um marketplace segmentado incluem:

  • Maior taxa de conversão;
  • Fidelização do público;
  • Direcionamento mais assertivo de campanhas de marketing.

Perfis de cliente

Antes de escolher a qual marketplace se vincular, ou até mesmo de pensar em criar seu próprio marketplace segmentado, é interessante ter clareza do tipo de negócio com que se trabalha ou quer trabalhar. E, consequentemente, o perfil de seus clientes.

  • Perfil B2C: As transações são feitas de empresas para consumidores finais. Alguns exemplos são Magazine Luiza, Dafiti, Airbnb e Uber;
  • Perfil B2B: Corresponde ao tipo em que os negócios ocorrem entre empresas. Como o que é feito no VR Benefícios e Alibaba;
  • Perfil C2C: Refere-se às transações feitas de consumidor para consumidor. OLX e Enjoei são alguns exemplos dessa modalidade.

Para criar uma plataforma marketplace de segmentado

Caso opte por desenvolver uma plataforma de marketplace, é necessário levar em conta alguns pontos em nome do bom andamento de suas atividades.

Primeiro, defina um nicho, observando o potencial de crescimento dele. Para tanto, uma pesquisa de mercado é bem-vinda. Na sequência, defina o foco de seu trabalho: irá trabalhar com venda de produtos, serviços, aluguel, agendamentos?

O próximo passo é o estabelecimento da plataforma em si. Considere as funcionalidades e benefícios, além do suporte oferecido.

A etapa seguinte é a prospecção de vendedores ou prestadores de serviço para a sua plataforma. Para facilitar, defina a persona que irá fazer parte desse marketplace. Assim, ficará mais claro identificar em quais canais irá encontrá-los.

Também pense nas estratégias para fechar o negócio. O modelo de pagamento de comissão por venda costuma ser mais atrativo do que o que exige assinatura.

Depois disso, desenvolva estratégias de marketing para trazer clientes para seu marketplace. Você pode ir testando diferentes canais e modalidades para avaliar qual é mais eficiente no seu nicho e, posteriormente, intensificá-la.

Tenha sempre em mente que a tendência no marketplace segmentado é de que o público seja mais exigente. Portanto, não meça esforços para garantir uma boa experiência a seus clientes, transmitindo credibilidade de qualidade.

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