frete grátis
Frete grátis: será que ele é realmente bom para o seu negócio?

De acordo com a pesquisa WebShoppers 2020, da Ebit|Nielsen, o frete grátis é a promoção favorita de clientes que consomem por meio de aplicativos.

Essa foi a resposta de 83% dos entrevistados. E deste grupo, 42% tiveram frete grátis na última compra.

Com esses dados, pode-se ter a certeza de que o frete grátis é realmente um atrativo de compra.

Mas é preciso atentar-se com este tipo de promoção. Pois ela, ao mesmo tempo em que atrai clientes, também pode ser uma armadilha para o seu negócio.

Entenda no artigo abaixo como o frete grátis pode influenciar diferentes setores da empresa e como nem sempre é a promoção ideal para lojistas.

O lado b do frete grátis

Ninguém duvida que o frete grátis é um chamariz de vendas, mas pode não ser uma prática rentável.

Sim, os pedidos da loja online podem aumentar. Mas, com isso, cresce também a necessidade de contratar mais atendentes. Assim como de aumentar o estoque, assim como a produtividade e a eficiência, entre outras questões.

Desta forma, é possível que não haja lucratividade, e sim um empate nas finanças. O que aumentará, com certeza, será o trabalho.

Portanto, é possível dizer que o frete grátis pode influenciar no sucesso ou no fracasso do negócio.

Por isso é tão importante fazer um plano antes de decidir fazer qualquer mudança no e-commerce.

O crescimento da empresa tem que ser sustentável.  E o que deve permanecer na mente dos lojistas é que não se pode ter uma única estratégia para o aumento das vendas.

Diante de tanta concorrência, o ideal é que se crie soluções para tornar o negócio mais competitivo sem espremer a margem da empresa.

Existem estratégias que podem driblar os desafios que o mercado pode enfrentar nos próximos anos. Uma delas é a gestão estratégica logística.

Veja a seguir como uma gestão estratégica em logística pode beneficiar o seu e-commerce de diferentes maneiras.

Economia no frete e redução do prazo

Pensar estrategicamente as entregas, levando em consideração o endereço do cliente, o local de retirada do objeto, o trajeto mais adequado e até o melhor meio de transporte podem reduzir os custos da entrega.

Gerando esse tipo de economia para fazer o envio do produto até o cliente, a empresa pode repassar os descontos obtidos no frete para o consumidor.

Contudo, para isso, é preciso contar com uma empresa parceira que ajude no gerenciamento dos pedidos e auxilie no ganho de competitividade, garantindo que o envio do produto e todo o percurso sejam feitos dentro dos prazos.

Esses benefícios afetam não somente os processos internos do e-commerce, como também a experiência do cliente. Uma vez que é inversamente proporcional a conta de que quanto mais se consegue reduzir o prazo de entrega, maior será o nível de satisfação do cliente.

Logística reversa inteligente

A gestão estratégica pode impactar deforma positiva na logística reversa da sua empresa. Inclusive, pode salvar o seu negócio de muitos prejuízos, uma vez que de acordo com dados da pesquisa Ebit|Nielsen, quase 30% das compras são devolvidas ou trocadas.

Com isso, a empresa tem que arcar com o envio do objeto da casa do cliente até o seu estoque. E também com o segundo envio do novo produto ao consumidor. Sem uma gestão estratégica, isso pode impactar nos prazos.

Contudo, com ajuda de uma empresa especializada em logística, com inteligência de mercado e serviços de entregas, retiradas e, principalmente, ferramentas para uma gestão completa, o seu e-commerce pode reduzir os custos da logística reversa e ainda diminuir os prazos de troca ou reenvio de produtos.

Visibilidade para antecipar problemas

Um sistema integrado, mostrando o que acontece em tempo real por meio de aplicativos ou plataformas online, pode evitar erros e diminuir a incidência de problemas.

Isso acontece porque possíveis falhas, seja em qual momento for, podem ser solucionadas por profissionais antes que o problema chegue ao cliente.

Com a correção antecipada, o erro pode ser evitado ou resolvido rapidamente.

Desta forma, pode-se melhorar a experiência de compra do cliente. Com isso, diminui-se, por exemplo, o número de mensagens no Reclame Aqui. Assim como no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), a que clientes satisfeitos não fazem reclamações.

Assim, o e-commerce pode diminuir o número de atendentes no SAC. A empresa pode direcionar esses profissionais para diferentes setores do negócio, aumentando assim a produtividade em outras áreas.

Importância do rastreio

É quase unânime a ansiedade dos clientes com o recebimento do produto comprado pela internet.

Mas, muitas empresas não oferecem a possibilidade de rastreio do objeto, gerando insegurança no consumidor e aumentando ainda mais a ansiedade.

Em alguns casos, sem saber a previsão de chegada, o cliente pode não estar no local quando o entregador chegar. E isso pode acarretar mais alguns dias de espera para receber o produto.

Diante disso, a possibilidade de rastreio em tempo real dá segurança e comodidade ao cliente. Ele ele saberá que sua compra está a caminho e quando exatamente precisará estar no local da entrega.

Gestão integral do processo

O gerenciamento estratégico logístico vai muito além de descontos no frete para o consumidor.

Ter uma gestão integral de todo o processo de envio do produto gera uma melhor experiência de compra para o cliente.

Isso impacta não somente na satisfação dos compradores em curto prazo, mas também nas finanças da empresa. Isso porque, além da economia com processos mais ágeis, adequados e eficientes, reduz gastos com falhas no processo. E ainda conquista-se a confiança do consumidor!

A gestão integral ainda facilita a verificação de setores do e-commerce que precisam melhorar. Ela também pode destacar áreas que são o carro-chefe da empresa.

Viu só como apesar de o frete grátis ser a promoção preferida dos consumidores, nem sempre ele é a melhor opção para o negócio? 

É preciso lembrar de que o crescimento da empresa tem que ser sustentável. Por isso, não se pode apostar em uma única estratégia para o aumento das vendas.

Se a intenção for oferecer economia no frete, opte pela gestão completa da logística estratégica. E a OmniEnvios pode fazer isso no seu negócio.

Com tecnologia, criamos soluções inteligentes e inovações disruptivas. Assim, conseguimos desonerar os custos de frete e aproximar nossos clientes do consumidor final.

Entre em contato conosco e descubra como podemos trazer melhorias para o seu negócio.

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