Soluções para e-commerce com Design Thinking e mapeamento de ideias

Buscar estratégias criativas e inovadoras é uma boa pedida para empreendedores quando falamos em sucesso dos seus negócios. Principalmente quando se trata do contexto rápido e volátil de empresas que atuam no e-commerce. Um caminho a seguir é o design thinking.

Entretanto, a questão não é apenas sobre ter ideias e/ou fazer algo diferente. É preciso que haja consistência nesse processo. Com isso, que o processo gere resultados.

O que é o design thinking

É nesse contexto que entra o design thinking. Uma ferramenta muito útil na busca por aprimoramento e que se popularizou. Essa metodologia é uma forma inovadora de pensar, de analisar o contexto de um problema com profundidade para apresentar uma solução depois.

No entanto, não pense que seu uso está apenas alocado nas áreas de desenvolvimento de produto. Pelo contrário!

A aplicabilidade do design thinking extrapola o setor de criação. Com isso, potencializa diversos segmentos empresariais.

Ele pode ser compreendido como uma abordagem colaborativa e coletiva que visa encontrar solução para problemas considerando todas as partes envolvidas. Portanto, não se trata de uma fórmula exata, mas de uma maneira de agir.

Soluções efetivas

As soluções buscadas pelo Design Thinking possuem como premissa o fato de serem viáveis, possíveis e desejadas. Dessa forma, precisam atender a três requisitos:

  • Serem financeiramente plausíveis, possibilitando a sustentabilidade do negócio;
  • Serem tecnicamente praticáveis no prazo estabelecido;
  • Possuírem algo de entrega de valor ao cliente, como alvo de desejo de quem irá usufruir delas.

Empatia, experimentação e prototipação

Ter o ser humano como centro, ser dinâmico, impactante e criativo são algumas das peculiaridades do design thinking.

Colocar-se no lugar do outro, por meio de uma postura empática, possibilita o surgimento de insights. Com isso, a compreensão de sentimentos, comportamentos e desejos das partes envolvidas na criação de um novo produto, processo ou serviço.

Por essas razões, é possível considerar o inusitado, ter ideias, experimentar e testar por meio da prototipação. Dessa forma, as ideias se tornam concretas e podem passar por avaliações baseadas na experiência de seu uso.

Isso garante uma grande economia de recursos financeiros e de tempo. Uma vez que possibilita ajustes antes de se colocar a inovação em prática de maneira efetiva.

Design thinking no e-commerce

Ser escalável é uma das características de um negócio digital. O que é uma grande vantagem, quando observado pela perspectiva dos lucros. Entretanto, as demandas também facilmente se multiplicam.

Portanto, para aplicar o design thinking no seu e-commerce, é necessário ter assertividade sobre qual aspecto está se buscando a solução ou ideias. Dessa forma, é válido definir um desafio a ser abordado por vez.

Para ter total clareza, é recomendado escrever, juntamente com a equipe o problema em foco em uma frase iniciada com a expressão “Como podemos” e recapitular o que se sabe sobre a questão. Pois isso auxiliará no processo de construir uma nova solução ou romper com os paradigmas existentes.

Etapas seguintes

Com o domínio das informações citadas acima, hora de partir para a próxima etapa!

É hora de definir quem é seu público-alvo, ou seja, quem irá usufruir de sua solução. Ou seja, fazer uma imersão na realidade desse público é uma experiência rica que permite compreender o que ele precisa e espera.

Nessa fase, seu negócio pode investir em enquetes online e também se inserir em comunidades virtuais para observar os padrões de comportamento. Somado a isso, é válido ter contato com pessoas de opiniões extremas para encontrar um caminho mais adequado e desejável.

Lembrando que tal público pode se tratar de consumidores finais ou mesmo de colaboradores da sua empresa. Isso quando se trata da busca de soluções para questões internas como:

  • Organização;
  • Identificação de oportunidades;
  • Mapeamento de melhorias;
  • Desenho de um novo processo.

Design thinking na logística

No caso da logística, por exemplo, é possível investigar como pode ser melhorada a experiência de entrega de suas compras. Ou verificar com os colaboradores como poderia ser reduzida a quantidade de devoluções de mercadorias.

A proposta é que esse processo seja humano, consiga entender o ponto de vista do outro e identificar o que esse público entende como valor.

A partir daí, novas ideias começam a nascer e, após serem selecionadas, devem se tornar tangíveis por meio de protótipos e colocadas em teste. É o momento de refinar, fazer adequações, coletar feedbacks e sugestões de melhorias.

E, quando se chegar ao resultado considerado ótimo, a efetivação da solução na prática ocorre com sua implementação. Vale ressaltar a importância de se mensurar os resultados obtidos para que seja possível fazer uma avaliação de desempenho.

Empresas especializadas em serviços de logística estratégica possibilitam a geração de relatórios de performance. Por meio de dashboards que apresentam informações em tempo real, o e-commerce poderá saber, por exemplo, se os atrasos na entrega diminuíram com a implementação da solução gerada com a ajuda do Design Thinking.

Fique atento às mudanças

Mas o processo do Design Thinking não acaba por aí, ainda mais em se tratando de e-commerce. Na verdade, ele nunca tem fim. Por isso, é preciso se atentar à:

  • Mudanças no mercado;
  • Percepção de valor dos clientes;
  • Fluxos da empresa;
  • Necessidades da sociedade.

Tudo isso para que as soluções sejam sempre atualizadas. E se for preciso, se inicie uma nova rodada de aplicação dessa abordagem.

A Omni Envios ajuda sua empresa a pensar de forma inteligente! Entre em contato e vamos falar sobre a logística que seu negócio precisa. Aproveite a visita ao site e faça o download gratuito da planilha de controle de estoque. Com ela você poderá organizar todo o estoque do seu negócio, desde os fornecedores, a entrada e saída dos produtos até a visão geral de sua loja.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

PESQUISE NO BLOG

CADASTRE-SE
PARA RECEBER
MAIS INFORMAÇÕES